Postagens populares

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Câmara Municipal de Canindé varrida novamente!

por Denisson Santos


Câmara Municipal de Canindé de São Francisco.

Ainda está mantido o tabu! Desde a inauguração da Nova Canindé, nenhum grupo político se manteve por mais de oito anos na administração do poder executivo municipal. Sobretudo, daqueles tempos até hoje, a Câmara Municipal nunca abrigou a mesma legislatura. A cada quatro anos, no máximo três dos integrantes do legislativo municipal renovam seus mandatos através de contrato firmado com o voto do povo.
Quais seriam as causas das ‘demissões’ e, ainda, das ‘renovações’ contratuais? O papel deste blog é elaborar uma análise crítica, mostrando aos leitores a verdade em cada caso, sem intenções de fazer média com um ou outro vereador.

Dentre os reeleitos, dois já se profissionalizaram como vereador. Ao risco de, por usucapião, possuírem as escrituras de suas cadeiras. São eles Adriano de Bomfim e Luciano. O primeiro, em seu quinto mandato, possui como projeto mais relevante até hoje apresentado a necessidade de se realizar teste de bafômetro nos vereadores canindeenses antes de cada sessão. Pelo qual foi motivo de piada em todo o estado. O segundo conquistou o seu quarto mandato. Famoso pelos discursos fortes na tribuna do plenário, ele é responsável por manter vivo o nome ‘Galindo’ no cenário político municipal. Ambos integraram continuamente a bancada de oposição nesses últimos oito anos e, a partir de janeiro devem liderar a bancada do futuro governo
.
O terceiro a ter o contrato renovado com a casa do povo foi o seu atual presidente, vereador Pank. Audacioso, se tornou presidente da Câmara após romper com o governo de Orlandinho. Assim, antecipando a famosa manobra política feita pela deputada Angélica Guimarães e seus correligionários a fim de manter sua presidência na Assembleia Legislativa de Sergipe. Pank foi o responsável pela reforma do plenário Ademar Rodrigues. Devido às suas idas e vindas entre situação e oposição e, após negar apoio à candidatura de Ednaldo da Farmácia, não se pode afirmar ao certo qual sua posição em relação ao governo de Heleno Silva.

Após ser derrotado no pleito eleitoral de 2004 perdendo sua vaga para o vereador Tutucha, Manoel Doutor volta a Câmara para assumir seu terceiro mandato como membro da bancada de governo de Heleno Silva. Embora o município não tenha sentido sua falta, assim como não sentirá a do ‘vereador mudo’. Em sua história política, Manoel Paciência da Silva tem registrada a sua participação no roubo das urnas em 1997. Roubo tal liderado pela dupla Genivaldo Galindo e Floro Calheiros.

Foram sete aqueles eleitos pela primeira vez a uma cadeira no legislativo municipal. Dentre estes, apenas um figura como membro da futura bancada de situação, o vereador eleito Rildo. Dos outros, que devem unir-se para formar o grupo de oposição, lista-se os nomes de Everaldo Nunes, Eliel Caetano, Valdir Andrade, Ivone de Tony, Ronildo da Educação e Francisco de Paes Andrade.

Ao obter maioria, os vereadores provenientes da coligação de Ednaldo da Farmácia e Marcondes Marinho podem eleger de seu meio o presidente da Câmara Municipal. Assim, espera-se que mantenham sua oposição ao futuro governo de maneira honrada e consciente. Fiscalizem o executivo. Acima de tudo, que cumpram sua função quanto representantes do povo, ouvindo suas necessidades e legislando por elas, sem troca de favores. Ou talvez, daqui a quatro anos o povo pode fazer-lhes o favor de limpar a Câmara, ainda que parcialmente.

4 comentários:

  1. Meu caro Denisson,
    Infelizmente o povo de Canindé, não é politizado. Ainda vemos pessoas trocando seu voto por uma cesta básica, um botijão de gás, um milheiro de blocos ou alguns sacos de cimento e por aí vai.
    Enquanto os governantes não investirem em educação, tecnologia e outros setores, vamos ter pessoas assim, votando em pessoas de todos os tipos de aberrações que possam existir.
    Há pouco vi uma pessoa reclamando no facebook que a maneira que a outra escrevia estava errada, mas essa mesma pessoa que corrigia, esqueceu que a bem pouco tempo era Dirigente da Educação em nosso município, que lembra aquela passagem do Evangelho: "Vê o mosquito no olho do próximo, mas não enxerga a trave que tem no seu próprio olho". Pois não viu que a educação em Canindé deixa muito a desejar.
    Mas somos jovens e acreditamos no bem e que sempre vence o mal, quem sabe um dia teremos uma POLÍTICA DE GOVERNO, falo isso nos três níveis, e assim a gente pode ver um País, Estado e Município saudáveis com seus habitantes politizados. E aí dizermos: esse é o meu lugar que amo e que me faz bem.
    Resta-nos esperar, rezar e acreditar e aí veremos ou não. Sou otimista e aguardarei positivamente.
    Fraternalmente,

    João Apolônio
    Um Filho que ama Canindé.

    ResponderExcluir
  2. Avaliação perfeita da conjuntura do processo eleitoral. Investir na educação é a alma do negócio. Mais uma vez o Poder Legislativo foi renovado, parcialmente, é verdade. Nosso desejo e esperança é que os edis façam valer o voto de confiança depositado pelos cidadãos. Voto esse que traz consigo uma série de coisas intrínsecas, seja a falta de consciência por parte de algumas pessoas, que deixam levar-se e enganar-se com meras migalhas (cimento, bloco, X R$ e etc.) até a pessoa mais esperançosa que querem um município cada vez melhor.

    A importância de uma Câmara Municipal atuante é sem dúvida fator preponderante para o sucesso e o fracasso do município. A nós, restar-nos acompanhando o desenrolar dos trabalhos legislativos fazendo as ponderações necessárias, cobrando, sugerindo e nos organizando enquanto sociedade civil organizada.

    A todos, boa sorte!

    Valdir Inácio
    Rede Jovem Canindé
    www.dircaninde.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. nao vareram totalmente ficaram os dois de sempre e mais um
    kkkkkk.

    ResponderExcluir